• 06
  • Ago
  • 2010

A Geração C e a empresa 2.0

Por às 09:56 h

Ninguém sabe ao certo se o termo Geração Y (jovens nascidos depois de 1980) é uma realidade sociológica ou uma invenção dos profissionais de gestão. Há também um punhado de controvérsias a respeito do rótulo de “nativos digitais” – já que nem todo jovem de 22 a 30 anos produz conteúdo para redes sociais ou blogs. Mas é fato que eles convivem com a tecnologia desde criancinhas e, sobretudo, estão sempre conectados ao mundo e idolatram a mobilidade.

Talvez faça mais sentido falar em Geração C – C de comunicação, conectividade, colaboração, cocriação, customização, comunidade… a lista de palavras com C que representam o comportamento (C de novo!) desses jovens é bem mais extensa. E alcança os mais novos, os chamados Millenials, nascidos a partir de 1990.

A Geração C tem uma preferência pelo uso de mídias digitais para buscar informação, construir conhecimento e trocar ideias. Sua conduta diária é caracterizada por três atributos:
1. Uso da tecnologia como uma ferramenta cotidiana para facilitar a comunicação e o trabalho
2. Desejo de participar e expectativa de conversação e interatividade
3. Crença no valor da colaboração: o poder do “nós” é maior do que o do “eu”

As conclusões são da pesquisa Enterprise Use of Social Networking, realizada anualmente pela consultoria de TI Gartner. Esses comportamentos estão muito presentes também na relação desses jovens com o trabalho. Eles privilegiam a ausência de hierarquias rígidas, não estão preocupados em fazer carreira em uma só empresa, têm objetivos de curto prazo e querem flexibilidade de horário e local de trabalho. Para preocupação das empresas mais conservadoras, também querem transportar para o ambiente corporativo a sua realidade de acesso ilimitado a redes sociais e tudo o que diz respeito a internet.

Como explicar a um jovem dessa geração – super familiarizado com as ferramentas web 2.0, celulares etc – que ele deve estar no escritório às 8h30 da manhã para uma reunião com seus colegas, trocar ideias e planejar o dia de trabalho? Acostumado a utilizar MSN, Skype, Facebook e outros recursos, esse jovem profissional acredita que é possível fazer tudo isso à distância, em reuniões virtuais eficazes e com economia de tempo.

A web 2.0 permite a criação de um espaço aberto de trabalho, menos convencional (mas nem por isso ineficiente). Jovens talentos se sentirão atraídos por essa perspectiva na hora de escolher uma empresa para trabalhar. Não será esse um dos pontos mais importantes para uma empresa 2.0?

Por: Mariela Castro
 

Continue Lendo: www.portalexame.abril.com.br

  • 05
  • Ago
  • 2010

Chegou a hora de mudar o seu site

Por às 14:15 h

Muitos são os motivos que geram a necessidade em mudar um site, dentre estes os mais importantes são:

   1. Mudança na identidade visual da empresa - uma mudança na marca, por exemplo;
   2. Mudança nos negócios - inclusão de novos produtos e/ou serviços ou alteração do   foco de vendas e/ou prestação de serviços;
   3. Mudança na estratégia dos negócios – após uma análise mercadológica ou de concorrência, sendo necessária uma mudança na forma de interagir com os clientes;
   4. Nova percepção da web nos negócios.

Muitas empresas têm sites, mas nunca usaram o potencial da web para seus negócios. O site é meramente institucional, com seções que trazem informações da história da empresa, equipe, fotos das instalações, etc. Esse é o que chamamos de site institucional, onde a interação do internauta é realizada através do "Fale Conosco", pouquíssimo acessado e onde a resposta leva, no mínimo, uma semana para ser dada. Esse tipo de site não traz retorno ao investimento, afinal, o site tem o custo de ser produzido, de ser hospedado, e da renovação do domínio anual; mas não agrega valor aos negócios.

O site deve representar a empresa, que precisa explorar o potencial da web. Ou seja, deve permitir interação do internauta com a empresa, deve esclarecer os serviços e/ou produtos que disponibiliza ao mercado e deve ser capaz de fidelizar o cliente.

Antes de partir para o desenvolvimento saiba o que deseja do site.

 
Lembre do site em outras ações

O site deve ser usado como o espaço que a empresa ocupa na web, sendo ponto concentrador das ações digitais. Todos os perfis de redes sociais devem ter suas respectivas chamadas no site. Todo material publicitário, de cartão de visita a outdoors deve fazer menção à url do site.

Um bom termômetro para saber se o site pode trazer retorno real ao investimento é a percepção de que provocou mudança em algum processo da empresa ou criou um novo processo. Só assim temos a certeza de que o site faz parte dos negócios. Por exemplo, quando a empresa receber um novo produto, o processo de inclusão de novo produto em seu portfólio deve ter mais uma atividade a de "cadastrar o produto no site", ou ter um funcionário que entre suas atividades esteja: "ler os e-mails provenientes do Fale Conosco".

Muitas são as formas de se relacionar com o cliente, o "Atendimento on-line" está sendo muito usado, onde deve ter atendente(s), no mínimo, no horário comercial para interagir com o internauta. A www.voegol.com.br e muitas imobiliárias tem esse atendimento. É importante perceber que as empresas de pequeno e médio porte podem se relacionar com os clientes através de seus sites como as grandes, e o investimento compensa. Pode apostar...

 
Serviços agregados ao site

Muitos serviços existem agregados aos sites: Estudo de usabilidade (será que a navegação é intuitiva?), Análise de Métricas (será que as áreas mais acessadas do site é a que se deseja, em função do retorno esperado?), Divulgação digital do site (banner, links patrocinados, SEO - posicionamento orgânico em sites de buscas).

Planeje o orçamento do próximo ano para que seja possível investir na web e conseguir através dela muito retorno financeiro.

 Por: Sueli Bacelar   

Continue Lendo: www.socialmx.com
 

  • 05
  • Ago
  • 2010

Twitter aprimora recurso Who to follow no melhor estilo Facebook

Por às 10:56 h

O recurso “who to follow” (quem seguir) do Twitter teve uma pequena incrementada: agora você terá sugestões de quem você deve seguir em sua home do twitter. O recurso, que fica na barra lateral do usuário, abaixo das informações de seguidores, seguintes e listas, sugere até dois novos seguidores, baseados no seu perfil, seguidores e tweets.

Por ainda estar em fase de testes, é natural que alguns usuários ainda não visualizem essa nova função. Entretanto, é uma jogada bastante interessante para aumentar o nível de interação entre os usuários e aumentar o número de seguidores. Se no Facebook as sugestões são feitas baseadas nos amigos que você pode conhecer, no Twitter as sugestões são justamente de pessoas desconhecidas: ele busca, porém, pessoas com os mesmos “interesses” que você.

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  • 04
  • Ago
  • 2010

Twitter no trabalho: 10 dicas para usar o Twitter Pessoal na Empresa

Por às 09:39 h

De acordo com a especialista em comportamento corporativo, Daniela do Lago, da Fundação Getúlio Vargas, o segredo para o bom uso do Twitter é adotar uma postura adequada aos padrões da empresa e abusar do bom senso. Fica difícil, para um profissional, dizer ao chefe, por exemplo, que não deu tempo de concluir o relatório de ontem, quando sua página na rede está lotada de postagens daquele dia.


Confira abaixo 10 dicas elaboradas por Daniela Lago sobre como utilizar o Twitter sem queimar o filme na empresa:


1 - O Twitter é ambiente público


O Twitter é uma ferramenta veloz e tem largo alcance. Por isso, pense bem antes de postar uma mensagem. O que se "twitta" ganha grande visibilidade e a repercussão é sempre amplificada. Estamos expostos, tanto para admiração como para críticas: lembre-se disso.

 
2 - Opiniões fortes sobre assuntos polêmicos

 
No Twitter, são naturais as discussões de idéias. É sempre bom, no entanto, tomar cuidado com comentários sobre temas polêmicos – como religião, política e opções sexuais. Cada ser humano tem seus valores e uma opinião extremada pode ferir os valores de alguém. Cuidado com as animosidades desnecessárias.


3 - Cuidado para não ser mal interpretado
 


Evite muitas abreviações. Apesar de permitir apenas 140 toques, não é necessário espremer tudo em uma mensagem. Sempre considere o que os demais irão entender. Escrever para si não funciona e pode gerar muitos conflitos. Evite ser mal interpretado.


4 - Fofoca que sufoca

 
A fofoca nunca é recomendada. Um fofoqueiro dificilmente será promovido por não ser bem quisto pelos demais. Não fale de ninguém. Ninguém ganha pontos ao ficar depreciando uma pessoa. Você acaba sendo visto como aquele que vive falando mal dos outros, e estraga a própria imagem.

 
5 - Cuidado com os desabafos


O Twitter pode ser usado como um canal pelo qual os profissionais desabafam de modo informal sobre acontecimentos da empresa. Um desabafo pode ser mal interpretado por um colega e, no futuro, ser usado contra aquele que desabafou.

 
6 - Pense bem antes de escrever informações da empresa


Fique atento - às vezes uma informação simples para você, pode causar sérios prejuízos à empresa.

A executiva de uma grande indústria de beleza me confidenciou um caso interessante: ela possui Twitter e "segue" vários profissionais de empresas concorrentes. Certa vez, um comentário de uma dessas pessoas lhe chamou a atenção. De acordo com ela, a concorrente afirmava estar, naquele momento, em um órgão do governo para conseguir autorização de venda de um novo produto. Sabendo disso, a executiva agilizou o processo interno de sua empresa e antecipou o lançamento de um produto similar antes que a concorrência obtivesse tal licença. Sem essa informação, talvez isso não ocorresse.


7 - Foque em informações gerais

 
Evite escrever informações precisas sobre o que se está fazendo, mesmo que seja essa a proposta inicial do Twitter. Dependendo da profissão, isso pode gerar problemas. Profissionais que trabalham em casa, por exemplo, perdem a credibilidade se disserem que dormiram até mais tarde ou foram passear.


8 - Excesso de exposição


Tenha cuidado ao exibir fotos na web. Nem todas as imagens da última festa na empresa devem ter link no seu Twitter, afinal, alguém pode ver e não gostar (um futuro empregador, por exemplo). Além disso, as pessoas que estão na foto também podem não querer ver suas fotos publicadas na web.

 
9 - Não fale mal do próprio emprego
 

Não se deve falar mal da empresa na internet em hipótese alguma. Além de ser horrível, tal atitude acarreta perda de respeito e confiança das pessoas com quem se está interagindo. Claro que um comentário ocasional não vai provocar grandes estresses. Mesmo assim, fique atento. Se não conseguir se "conter", pense e procure escrever frases muito abertas de forma que ninguém possa ligar os fatos à empresa.


10 - Não ligue para seus críticos


Estamos expostos no Twitter, tanto para admiração, quanto para críticas. Os críticos fazem parte da vida, algo que todos temos de encarar. A única maneira de se evitar críticas é vivendo uma vida isolada – o que, definitivamente não ocorre ao se usar o Twitter. Lembre-se, o comentário que seus seguidores adoram pode irritar outras pessoas e, por mais que tentemos evitar, sempre haverá alguém para nos criticar.


Continue Lendo: www.administradores.com.br
 

  • 04
  • Ago
  • 2010

10 dicas de como uma empresa deve se comportar nas mídias sociais digitais

Por Redação Interativa às 09:11 h

1.A Internet nos EUA já corresponde a 30% a mais da TV a cabo naquele País. 85% dos Brasileiros entre 16 e 54 anos participam de algum site de redes sociais.

2.A Campanha nas mídias sociais não deve ser do produto, e sim da marca da empresa. Agora nunca com marketing direto dessa marca e sim oferecendo algo para os internautas interagirem. O objetivo é: vender a imagem e não o produto em si.

3.As pessoas nas redes sociais não estão interessadas em interagir com produtos ou marcas puro e simples, as pessoas querem trocar informações, idéias, compartilhar dados, fotos entre outros assuntos, lembre-se: As redes sociais são relacionamentos e não um shopping. Divulgue a sua marca, seja relevante.

4.Nunca aborde em redes sociais com perguntas do tipo: O que você acha de uma determinada marca? Você gostou de determinado produto? Não coloque os participantes da comunidade contra a parede. Participe dos posts, e se estiverem falando mal do produto ou de sua marca, participe de forma a entender melhor como eles pensam, não perca a paciência.

5.Nunca entre em uma conversa, seja ela positiva ou negativa, se não for levar adianta o assunto. É importante participar desses tipos de debates, porém sempre de forma a explicar e nunca de forma a desacatar a opinião do internauta. Ofereça caminhos para ele mudar de ideia, caso seja negativa. De Brindes, desconto na próxima compra, veja as necessidades deles.

6.Ofereça algo, nem que seja o seu tempo.

7.As mídias sociais são muito mais segmentadas. Faça campanhas diferentes para cada uma delas, o que funciona no Orkut, não funcionará muito bem no Twitter, são linguagens diferentes.

8.Crie diálogos. O grande diferencial desse tipo de marketing para o marketing convencional é: as redes sociais possibilitam uma via de mão dupla, já as convencionais são unilaterais.

9.Importante: Em uma campanha on line é imprescindível a participação do alvo. Faça os participantes se sentirem importantes. Promova votação de produtos a serem trabalhos, deixe que eles decidam como será a próxima campanha, votar em um novo slogan, logomarca, grupo de discussão. Eles devem se sentir parte da marca. Gerador de opinião. Estamos na era Web 2.0 promova campanhas interativas.

10.Em hipótese alguma deixe uma pergunta sem resposta.

 

Priscylla Fernandes - Jornalista e Redatora da Interativa Digital